Skip to content

Onde anda você? – “Dalto”

09/20/2008
https://i0.wp.com/www2.uol.com.br/cliquemusic/imgfotos/883.jpg

Alguns artistas fazem muito sucesso com uma música ou filme e depois “somem”, não se ouve mais falar deles. Infelizmente é o caso de Dalto, há anos não o vejo na TV nem ouço nenhuma música sua. É uma pena porque ele tem um som bem diferente e acho que teria muito a acrescentar à música brasileira, tão rica em ritmos e gêneros e que comportaria muito bem suas criações.

Será que seu “sumiço” se deve ao fato de não fazer música comercial? Talvez “Muito Estranho”, seu maior sucesso, tenha acidentalmente caído no gosto popular mas isso não tenha feito com que o cantor mudasse seu estilo. Será que é isso? Não sei. Alguém aí sabe do Dalto?

(zailda coirano)

Dalto – Wikipédia, a enciclopédia livre

Dalto Roberto Medeiros (Niterói, 22 de junho de 1949), artisticamente conhecido como Dalto, é um cantor e compositor brasileiro.

Biografia

No início da década de 70, Dalto atua como vocalista do grupo niteroiense de rock “Os Lobos”, com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora “Top Tape”. Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico. Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. O sucesso, contudo, só apareceria mesmo nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção Bem-te-vi, parceria com Cláudio Rabelo mas gravada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias.

No ano seguinte, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso de sua carreira: Muito estranho — cuida bem de mim, lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon.

Discografia

* 1974 — Leila Ly/Flash back, Odeon (Compacto)
* 1982 — Cuida bem de mim, Odeon (LP)
* 1983 — Pessoa, Odeon (LP)
* 1985 — Kama Sutra, Odeon (LP)
* 1988 — Quase não dá para ser feliz, 3M (LP)
* 1994 — Guru, EMI (LP/CD)
* 2000 — Cachorro fujão, Casa Jorge Discos (CD)

35 Comentários
  1. Dalton,

    aparece na tv, adoro sua música “muito estranho”, não coheço as
    outras
    bjs

    • multirosam permalink

      Maria
      Com certeza você conhece muitas outras músicas deste grande cantor e compositor como “Anjo” gravada pelo grupo Roupa Nova, “Vinho Antigo” (” você é como um vinho antigo tem sabor tão diferente…sabe amor o que importa é o que a gente sente…”) gravada por Marcos Sabino, “Leão Ferido” , gravada por Biafra, “Bem te vi” gravada por Renato Terra, “Espelhos D’agua” gravada por Marina e também Patrícia Max, entre muitas outras…e a mais recente foi tema na última novela da Globo das 21:00h: “Faça um pedido” interpretada pelo próprio.
      UMA DICA: entre no YouTube e faça o seu pedido.
      Grande abraço

  2. Francisca Claudia Freitas permalink

    Oi, moro no interior do Ce, e conheci a música “MUito estranho” meio que por acaso, mas a achei tão linda, que é uma de minhas preferidas e gostosas de ouvir. Penas q nossas rádios não valorizam nossa boa música, e alugam nossos ouvidos com composicões grosseiras e de sentido duplo (ou quase nenhum). Muito perde a cultura nacional.

  3. SIRLEIA permalink

    EU GOSTAVA DAS MUSICAS DELE PRINCIPALMENTE O AMOR NAO É UM FILME…. DEIXOU SAUDADES

  4. Marcos Sergio Assis Sousa permalink

    Eu fazia muito esta pergunta, onde andava tal artista , até então vendo alguns programas de entrevistas e lendo um pouco de tudo , vi quie certos artistas não somem e sim suas apresentações já não são tão compradas .
    Mas tem artistas que são tão bons naquilo que faz que nem o tempo consegue apagar ele da mídia, e mesmo sem ter uma música nova ele é esquecido.
    Em minhas andanças pelos sebos acabei encontrando um disco não tão antigo do DALTO ,GURU um ótimo disco meio acústico que hoje na ERA da internet você baixa em qualquer site de música .
    Quanto ao DALTO outro dia vi uma entrevista ele fando de sua carreira, cantando varias músicas que muitos nem acreditam ser dele .
    Mas o DALTO é Médico, segundo o próprio ele deu um tempo na música para por em prática esta outra sua especialidade que é a medicina .
    Para quem gosta do trabalho do DALTO eu recomendo o cd GURU onde esta varias música super bem tocadas ao violão .

  5. Maria Tereza permalink

    POR FAVOR!!! Se puder me enviem o contato para show do Dalto!!!
    Não encontro nada na net com os números de contato!!!
    Valeu!

  6. DeCesaris permalink

    Alguém viu o vídeo do cantor Dalto cantando “Muito Estranho” no extinto “Sabadão Sertanejo” com Gugu? Passaram o mesmo no quadro “Onde andam esses artistas?” do Domingo Legal, em 2009.

    Se alguém tiver gravado esse vídeo, postem no YouTube!

  7. Antonia permalink

    Há muito tempo desejo saber por onde anda o Dalto….Tem a rádio Fm Diário de Ribeirao Preto,queainda hoje, diariamente em sua programação toca Muito Estranho…Fico feliz,pois lembro de minha mãe que era apaixonada pela música e a presenteei na época com o compacto, a qual ficou muito feliz. Adorei saber que ele é médico atualmente…

  8. Francisco permalink

    Com as músicas do Dalto, eu peguei muita gente nas festinhas de Lorena no vale do Paraíba.
    O cara cantava muito.
    Por onde anda vc, Dalto?

  9. alexander aguiar permalink

    incrivelpensar que quando o artista tem qualidade, nem o tempo o apaga.É como canta o 14bis:”certas cançoes são eternas”.Dalto QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCE!!!Espero que um dia ainda eu tenha a oprtunidade de vcer um show desse cara.

  10. Alf permalink

    Para quem esperou, aí está:

    o vídeo de Dalto cantando “Muito Estranho” no “Sabadão Sertanejo”, em 1993.
    Nos primeiros segundos, aparece o nome da dupla Jane e Herondy

    Exibido na seção “Onde andam esses artistas” do “Domingo Legal”, ainda com Gugu, em 2008.

    Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GHfIt_5ZuxA

    Aproveitem e assistam (e salvem nos favoritos).

  11. Alf permalink

    Para quem esperou, aí está:

    o vídeo de Dalto cantando “Muito Estranho” no “Sabadão Sertanejo”, em 1993.
    Nos primeiros segundos, aparece o nome da dupla Jane e Herondy

    Exibido na seção “Onde andam esses artistas” do “Domingo Legal”, ainda com Gugu, em 2009.

    Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GHfIt_5ZuxA

    Aproveitem e assistam (e salvem nos favoritos).

  12. batista permalink

    Esta discografia da wikipedia está errada. Faltou o disco de 1984 o qual eu baixei. Vou colocar as melhores no youtube.

  13. gustavo permalink

    Atualmente a mídia não valoriza o que marcou e que tinha conteúdo com qualidade !!! não posso deixar de comentar que tamanha a ” pobreza ” musical no Brasil cresce assustadoramente e sem nenhum controle ou cuidado . Infelizmente banalizou e muito !!! saudades dos anos 70 e 80 .

    • claudia Freitas permalink

      Concordo plenamente com vc Gustavo. Infelizmente vivemos tempos em que astistas se consagram rebolando ou cantando músicas de duplo sentido. Mas que bom que ainda lembramos de um passado recente, onde tínhamos, verdadeiramente, musica e talento.A prova disso é que trazemos no coração lembranças de nossa infância e juventude!

  14. A mpb está empobrecendo pogressivamente, um bom exemplo disso, é o sem-número de gente tosca que explode num ano com besteiras apresentadas mídia afora como hits do momento, enquanto excelentes cantores e compositores ficam às margens da atual mpb…

  15. m.eliane leite permalink

    adorei ver e ouvir DALTO.Que saudades!Suas musicas sao a cara de minha juventude.Amo o dalto.

  16. Sempre fui apaixonada pelo cantor Dalto, que é um cantor que faz referência ao Blues de Billie Holliday, cantora estaduniense maravilhosa.

    Sem ou com preconceito, o344444 estilo de Dalto é muito diferente da “cultura de massa” proliferada em rádios voltadas para as classes D, C e B.

    A voz de Dalto ressoa ainda em ambientes musicalizados de fino trato, com apreciação a nível internacional. Infelizmente o Dalto não é muito famoso no próprio País.

    Simone Chaves
    Belém do Pará – Terra onde só vive caindo prédios.

    .

  17. Plentes permalink

    Galera legal, boa noite, meu nome é Plentes Figueiredo, sou compositor, tenho vários estilos de músicas, registradas e inéditas, nenhum foi gravada até o momento, tenho Forró, Românticas, Reage, Bregas e Carnavalescas. Se alguém tiver interesse ou puder me indicar para alguém ou banda, ficarei grato. Um beijo no coração de todos. Segue meu e-mail: plentesjbf@hotmail.com

  18. Plentes permalink

    complemento: Tenho também estilo: MPB

    Abraços,

    Plentes Figueiredo/ Compositor
    e-mail: plentesjbf@hotmail.com

  19. Mirian permalink

    oi Dalto,gostaria muito de ter noticias do seu pai o velho Dalto,trabalhei com ele e com seu
    irmão Luis ele é uma pessoa que jamais irei esquecer;um beijo mirian e-mail barbara-rocha1989@hotmail.com

  20. HAMILTON permalink

    FALTA MATERIAL FALANDO SOBRE A OBRA DE DALTO EX:
    MUSICAS DO VINIL KAMA SUTRA
    HAMILTON PUBLICITARIO

  21. Abisai Leite permalink

    Dalto, gostaria de assistir a um show seu…sou fã inciondicional. Consegui toda a discografia (pirata, infelizmente). Foi o que deu para resgatar a sua história. Por inde andas, caro amigo?!

  22. douglas permalink

    cuida bem de mim ou entao misture essa porra dentro do meu isto que vc queria dizer na musica

  23. …e a gente tem de ouvir coisas como “bandas calipso da vida” e artistas como Dalto desaparecem da cena musical. Volta Dalto!!!

  24. francisca permalink

    oi dalto eu acho que sou sua fã n0.01 porem minha historia é triste
    o cara era apaixonado por min e num natal me deu seu cd porém eu muito timida no
    quesito amor não o correspondi hoje estou arrependida só que é tarde demais
    pra voce um beijo voce canta muito gostaria demais de ve-lo num shou me avise.
    feliz natal

  25. Alex permalink

    Dalto, que vc possa transmitir na medicina a mesma tranquilidade transmitida nas boas musicas, letras compostas por vc nessa loga caminhada de carinho e amor.

  26. Alex permalink

    Flash Back
    Dalto
    Quando seu rosto aparecer à minha porta
    E seu olhar simplesmente encontrar
    O meu sorriso dizendo bem-vinda, pode chegar
    Quase parada você vai entrar encabulada
    Vendo que aqui pouca coisa mudou
    Nós sentaremos sentindo que agora tudo, tudo passou
    Acho que eu mereço ganhar
    O prêmio Nobel da paz
    Acho que eu preciso brindar
    O nosso amor
    Mas de repente eu me vejo sozinho
    E minha porta fechada pro amor
    Foi só um flash back
    Porque meu cigarro nesse instante apagou

  27. Sid Vieira permalink

    Eramos felizes e não sabíamos,sou feliz pois vivi tudo isso,dalto,claudia telles,katia,marco sabino…

  28. Paulo Motta permalink

    Dalto gostaria de saber se ainda faz shows e qual e o contato sou o seu fã pois somos da mesma época e suas canções me deram muitas alegrias meu contato; Paulo Motta Cel ´22-99735-6555
    E-mail: somarmotta@gmail.com grato!

  29. Meiri soares permalink

    DALTON ,sua musica marcou muito a minha vida ,e toda vez que a ouço me traz lindas lembranças. onde está você , meu contato (31) 89412102 ficarei muito feliz de ter noticias. E-mail: meirisoares@yahoo.com

Deixe uma resposta

