Skip to content

Robert De Niro – biografia

07/06/2008

Robert De Niro (nascido em 17 de Agosto de 1943 em Nova Iorque) é um famoso actor norte-americano conhecido por ter protagonizado diversos filmes do realizador Martin Scorsese. Apreciado por levar muito a peito os seus papéis de Niro engordou 27 quilos e aprendeu a jogar boxe para melhor encarnar o personagem Jake LaMotta em Raging Bull, afiou os dentes para fazer Cape Fear, e aprendeu a tocar saxofone em New York, New York (todos eles filmes de Scorsese).

É por isso considerado normalmente como um grande observador de tiques e detalhes físicos, assim como de ser um perfeccionista.

O primeiro filme em que entrou foi “Greetings” de Brian de Palma. Após esse filme participou em muitos outros com papéis maiores e menores, mas nenhum deles com grande sucesso, até que atingiu a popularidade com o seu papel em Bang the drum slowly em [1973]. No mesmo ano começou a trabalhar com Scorsese (que lhe foi apresentado por Brian de Palma) no filme Mean streets. A partir daí, entrou em vários filmes de Scorsese como: Taxi Driver, New York, New York, Raging Bull, The king of comedy, Goodfellas, Cape fear e Casino. Neste filmes de Niro representa personagens normalmente simpáticas mas emocionalmente instáveis e que revelam tendências sociopáticas.

A meio da década de 80, de Niro começou a fazer também papéis cómicos, com os quais teve bastante sucesso tais como: Brazil, Midnight run, Wag the dog, Analyze this e Meet the parents.

Ganhou dois óscares da Academia de Hollywood; um como actor principal em “Raging bull” e um como actor secundário em The godfather: Part III.

Curiosamente, de Niro e Marlon Brando são os únicos actores que ganharam óscares interpretando a mesma personagem (Vito Corleone), Niro em The Godfather III e Brando (que se recusou a receber o prémio),no primeiro filme da saga

Contrariamente ao que é normalmente suposto, de Niro tem descendência irlandesa e não italiana. Em Outubro de 2004 cancelou uma apresentação em Roma na Itália, após as autoridades italianas o terem acusado de apresentar estereótipos negativos da sua descendência nos seus filmes. Em Dezembro do mesmo ano voltou a Roma para apresentar pela primeira vez uma exposição de arte do seu falecido pai. As mesmas autoridades, surpreendidas, disseram que não guardavam ressentimentos.

De Niro é muitas vezes comparado com Al Pacino, os dois contracenaram em Heat de Michael Mann em 1995.

Em 2007, estará na ficção científica Stardust, baseada em história de Neil Gaiman, na qual contracenará pela primeira vez com a estrela Michelle Pfeiffer.

Fonte: NetSaber

7 Comentários
  1. vlladmir ferreira de oliveira permalink

    Para mim o Robert De Niro é um dos melhores atores do mundo

  2. Tem razão, ele é um senhor ator, qualquer papel que faz, o faz com perfeição.
    Obrigada por comentar e volte sempre.

  3. Carla Leme permalink

    Robert de Niro é o maior ator de todos os tempos; tem um dom especial de criar personagens ricos, emocionantes, intrigantes e cativantes ao mesmo tempo. Além disso, é um dos homens mais lindos do mundo (na minha modesta opinião). O tempo tem feito somente bem a ele.

  4. Ira permalink

    Pra mim, existem 2 monstros sagrados do cinema: Dustin Hoffman e Robert De Niro. Ambos “fazem tudo pelo papel, pelo personagem”.
    “Touro Indomável” e “Cabo do medo”, com De Niro, e “Rain Man” e Tootsie”, com Hoffman, já dizem tudo!
    E os 2 juntos? É pura covardia! Não tem pra mais ninguém. São bons à beça!!! bjks

  5. rosemary da silva permalink

    ALÉM DE LINDO,ÓTIMO ATOR. O SENHOR DE NIRO,É DAQUELES VINHOS QUE QUANTO MAIS ENVELHECEM MELHOR FICAM. GOSTEI DELE NO FILME “NINGUÉM É PERFEITO”,QUANDO ELE MOSTRA QUE O PRECONCEITO EM RELAÇÃO AOS HOMOSSEXUAIS É RIDÍCULO,E O FILME É ENGRAÇADÍSSIMO. GOSTARIA DE VER UMA REFILMAGEM DE “ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR COM ELE, DENZEL WASHIGNTON,SIDNEY POITIER,NO PAPEL DE PAI. NÂO SERIA O MÁXIMO?

  6. Daniela permalink

    Eu sou apaixonada pelo Robert… acho ele um ator fenomenal!
    Ah se ele me desse bola…

  7. Eu me lembro da música do Poderoso Chefão zunindo em minha mente, me faz lembrar dele.
    Soube que ele vai fazer a refilmagem de Al Capone, interpretando ele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: